Habilidades: entenda um pouco mais sobre elas

Na vida real, muitos animais possuem atributos ou habilidades especiais que ganham ao longo dos anos em que vão evoluindo para se adaptar melhor ao meio em que vivem. Com os Pokémon não poderia ser diferente. 

Gengar flutuando no Anime
Partindo do princípio que os Pokémon são como animais no nosso mundo, eles também possuem habilidades especiais que o ajudam na sobrevivência em seu habitat e/ou nas batalhas Pokémon. Temos como exemplo o Gengar, que possui a habilidade Levitate que permite que ele possa flutuar e escapar de ataques do tipo Ground. Mesmo essas habilidades já existissem desde o início do anime (como é o caso da linha evolutiva do Gengar), elas só foram adicionadas nos jogos a partir da Terceira Geração. Isso mesmo, aproximadamente cinco anos após a primeira aparição dela no anime.

Ao contrário dos ataques dos Pokémon, elas não podem ser trocadas com o passar dos níveis, pois eles já nascem com eles. O único jeito de trocá-las é evoluindo o seu Pokémon, fazendo com que ele troque de forma caso tenha uma forma alternativa (nem sempre a habilidade muda neste caso) ou utilizando o item Ability Capsule, que pode ser comprado na Battle Maison em Pokémon X e Pokémon Y.

Efeitos fora e dentro das batalhas

Habilidade do Xerneas sendo ativada na batalha
Nos jogos, as habilidades possuem efeitos dentro e/ou fora das batalhas. A grande maioria só funciona dentro das batalhas, mas existem aquelas que funcionam enquanto você segue sua jornada no mundo Pokémon.

Temos como exemplo de uma habilidade que funciona dentro e fora das batalhas a habilidade da Gardevoir: Synchronize. Durante as batalhas, caso ela receba um Ailment Status (veneno, queimadura, etc.), automaticamente o oponente também recebe esse mesmo status. Já fora das batalhas, ela aumenta em 50% as chances do Pokémon selvagem que aparecer tenha a mesma Nature que o usuário desta habilidade.

Hidden Abilities: As Habilidades Ocultas dos Pokémon

Hidden Ability do Torchic logo abaixo de seus stats
A partir da Quinta Geração é possível achar Pokémon com habilidades que eles não possuem naturalmente, como é o caso do Torchic (e evoluções) com Speed Boost que foi distribuído para celebrar o lançamento de Pokémon X & Y. A única evolução desta linha evolutiva que pode obtê-la "naturalmente" (isto é, sem nenhum evento especial) é o Mega Blaziken, porém, graças ao evento de lançamento dos novos jogos, toda a linha evolutiva do Torchic possuia esta Hidden Ability.

Abaixo a lista de como elas podem ser obtidas:
  • Os Pokémon obtidos no extinto Pokémon Dream World, na Quinta Geração;
  • Distribuições do Pokémon Global Link, quando anunciado que eles possuem Hidden Ability;
  • Capturados no aplicativo "Pokémon Dream Radar";
  • Dois casos em Pokémon Black & White (os cinco Darmanitan no Desert Resort e o Musharna que é encontrado toda sexta-feira no Dreamyard;
  • Os Pokémon encontrados nas Hidden Grottos em Pokémon Black 2 & White 2;
  • Nas Hordas, novo mecanismo de batalha em Pokémon X & Y em que são encontrados cinco Pokémon ao mesmo tempo;
  • Pokémon encontrados no Friend Safari (possuem uma pequena chance de vir com Hidden Ability)

Abilities e Breeding

Mesmo não podendo mudar a habilidade (exceto pelo uso da Ability Capsule), ainda sim é possível "escolher" qual habilidade você quer para o seu Pokémon através do Breed. Em todos os jogos que possuem o mecanismo das habilidades, o Pokémon tem chances iguais de nascer com as habilidades que ele pode obter ao sair do ovo, ou seja, se ele possui duas habilidades, ele tem 50% de chances de obter uma e 50% de obter a outra.

A partir da Quinta Geração a coisa muda um pouquinho: o Pokémon que nascer do ovo tem 80% de nascer com a mesma habilidade que a mãe e 20% de chances de ser a Ability do pai se este não for um Ditto. Isso pode ser uma referência ao DNA mitocondrial, em que na maioria das espécies, é herdado apenas da mãe.

As Hidden Abilities possuem 60% de chances de serem passadas quando a fêmea (possuidora da Hidden Ability) acasala com um macho do seu mesmo Egg Group. E na sexta geração quaisquer Pokémon (incluindo os machos e assexuados) podem passar suas Hidden Abilities para seus filhotes caso este estejam procriando com um Ditto.

Ability Capsule: trocando a habilidade de seu Pokémon

Como já citado anteriormente, a Ability Capsule é um item que pode ser comprado na Pokémon Maison em Pokémon X & Y. Ele custa 200 Battle Points (BP) e pode trocar a habilidade de seu Pokémon. As pessoas o usam quando, por algum azar, conseguem fazer um Pokémon quase perfeito para o competitivo. Quase pelo fato de que sua habilidade está errada.

Para facilitar as nossas vidas, a Game Freak adicionou este item na Sexta Geração. O único defeito dele é que ele não irá trocar a habilidade de seu Pokémon para uma Hidden Ability, que só podem ser conseguidas nas ocasiões citadas anteriormente.

Pickup: a habilidade que recolhe itens do chão!

Com um Pokémon que possui essa habilidade em seu time, ao fim de cada batalha é possível obter alguns itens a depender do level do seu Pokémon. A partir da V Geração, a habilidade recebeu efeito durante as batalhas: se o adversário consumir algum  item (seja berry ou não), o Pickup copiará esse efeito (isto inclui os itens consumidos por Fling e Natural Gift).

Abaixo a lista de itens obtidos por Pickup em Pokémon X&Y:

Compartilhar no Google Plus

Sobre Guilherme Costa
Fundador do Pokémon Center, estudante de Publicidade e Propaganda e designer gráfico wannabe. É Pokémon Professor e possui um Monofairy (para singles) apelidado de Travesteam, e o seu objetivo deste ano é fazer uma versão para Doubles.

    Comentários

0 comments:

Postar um comentário